Por que é tão difícil para brasileiros conseguirem crédito nos Estados Unidos?

Por Isabelle Colombo, formada em Relações Internacionais, com mais de dez anos de experiência no setor financeiro nos Estados Unidos.

O brasileiro muitas vezes chega aos Estados Unidos (EUA) sem saber que o seu histórico financeiro não o acompanhará ao cruzar a fronteira. Ao chegar aqui, o imigrante precisa começar do zero para criar o seu histórico de crédito e assim poder ter acesso a coisas básicas como comprar ou alugar uma casa, comprar ou fazer um leasing¹ de carro, ter uma linha de telefone celular e até mesmo passar em um processo de seleção de uma empresa. Muitos empregadores consultam o Credit Score² antes de contratar um funcionário.

Sem um histórico, você pode ser considerado um risco para a entidade financeira ou até mesmo um mal pagador e por isso, terá dificuldades em conseguir um empréstimo ou tirar um cartão de crédito em seu nome.

Nos EUA para se ter é preciso antes dever

Antes de tudo é necessário solicitar às autoridades o Social Security Number (equivalente ao CPF no Brasil). Tendo esse número, solicite um cartão de crédito pré-pago conhecido como secured credit card e utilize-o. Esse tipo de cartão de crédito é protegido por um depósito em dinheiro do titular do cartão. Esse depósito atua como garantia na conta, fornecendo segurança ao emissor do cartão caso o titular do cartão não possa efetuar pagamentos. Esse é o primeiro passo para se criar um histórico de crédito nos EUA.

De acordo com o sistema de crédito americano toda pessoa começa com um Credit Score baixo e conforme a pessoa adquire dívidas, mas faz os pagamentos em dia, o crédito dela vai sendo elevado aos poucos. Por isso, o que muitos não sabem é que para se obter crédito nos EUA é preciso ter dívida. E como todos chegam sem nenhum histórico de crédito, não é possível fazer nenhuma dívida. Uma coisa depende da outra, dessa forma, o Credit Score alto é muito importante para quem quer residir e trabalhar nos Estados Unidos.

O status imigratório jamais constará no credit report (relatório de crédito). O tempo de abertura de contas ajuda a comprovar o histórico de crédito e é um fator importante para determinar o seu Credit Score. Assim, não é interessante fechar contas antigas, pois elas ajudam a estabelecer o seu crédito e se usado, de modo correto, ajuda a comprovar um histórico positivo.

Algumas dicas que ajudam o construir e aumentar o seu Credit Score:

• Pagar o aluguel em dia;
• Pagar as contas em dia;
• Não solicite cartões de crédito para muitos bancos porque cada vez que você faz o pedido, o banco verificará o seu Credit Score, e cada vez que o mesmo é verificado você perde pontos e seu crédito cai ainda mais.
• Gastar bem abaixo do limite do seu cartão de crédito;
• Não atrasar o pagamento do cartão de crédito, pois o pagamento atrasado faz com que o seu Credit Score seja reduzido.

¹Sistema de pagamento similar ao aluguel. A pessoa faz o pagamento de um valor mensal e troca o seu modelo de automóvel num período de 2 a 3 anos.
²Credit Score é um dado que representa a credibilidade de um indivíduo em relação ao pagamento de dívidas. Para o americano, o credit score é feito a partir do Social Security Number (SSN) e para o não residente dos EUA é necessário utilizar o Individual Taxpayer Identification Number (ITIN).

BT7 Partners whatsapp